expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

Croácia recebe 11,5 mil imigrantes em um único dia

A Croácia recebeu no último sábado (24) o maior número de solicitantes de refúgio em um único dia desde meados de setembro, quando o país entrou de vez na rota migratória: 11,5 mil.   

Além disso, mais de 66 mil acessaram a vizinha Eslovênia desde 17 de outubro. As duas nações balcânicas entraram no caminho dessas pessoas após a Hungria, que faz parte da União Europeia, ter construído um muro na divisa com a Sérvia, que não integra o bloco.   

Esse intenso fluxo migratório começa no Oriente Médio - principalmente na Síria - e passa por Turquia, Grécia, Macedônia e Sérvia. De lá, os solicitantes de refúgio tentavam entrar em território húngaro e, posteriormente, na Alemanha ou na Áustria.   

No entanto, com o bloqueio da fronteira por parte de Budapeste, eles foram obrigados a procurar outra rota, passando a usar a Croácia, que faz parte da União, mas não do espaço Schengen, área de livre circulação dentro da UE e de outros países europeus, como a Suíça.   

Em seguida, eles tentam cruzar a divisa com a Eslovênia e até com a própria Hungria, que estão mais perto da região mais rica do bloco.

uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário